segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições

Até hoje o Brasil não me conquistou. Quanto mais o vejo e conheço, menos gosto. Da população, ao menos.
O Brasil é um local onde a democracia é imposta, forjada, pois as pessoas tem o livre arbítrio para escolher em quem votarão, porém, são obrigadas a votar, sujeitas a perder seus direitos e serem levadas à tribunal caso não compareçam e não justifiquem sua falta às urnas. Há países em que o voto não é obrigatório e, mesmo assim, a grande maioria dos eleitores votam pelo simples ato da cidadania. Eu sei que no Brasil isso não funcionaria, que as mentes ainda são muito imaturas e levam em conta apenas o cômodo, o agradável, o mais fácil e, com certeza, uma porcentagem muito pequena de eleitores realmente votariam,  e isso faz com que o Brasil caia mais ainda no meu conceito.
Os candidatos, por sua vez, além de hipócritas, com suas promessas de soluções milagrosas e que só faltam dizer que distribuirão dinheiro nas esquinas, são contraditórios. As campanhas geralmente prometem melhorias nas cidades, serviços mais eficientes, cidades mais limpas, etc. Porém, enquanto os candidatos falam e falam na televisão, nas ruas acontece totalmente o contrário. Ora, como pode uma pessoa prometer uma cidade mais limpa, se nas ruas há seu rosto estampado em cartazes e santinhos espalhados por todo o canto, poluindo tanto visualmente quanto ambientalmente?
Não adianta prometerem que, futuramente, farão grandes mudanças e beneficiarão a todos se, na hora de dar o exemplo e mostrar na prática o que está fazendo agora, age de forma totalmente errada e contraditória. Pois se ainda os partidos reunissem um mutirão e, após as eleições, limpassem toda a sujeira que eles mesmos fizeram na cidade, mas nem para isso são capazes. O grande problema é que não são apenas alguns candidatos que assim o fazem, mas todos!
Quando é que essa sociedade vai tomar consciência daquilo que faz? Quando é que vão parar de pensar em benefício próprio e dinheiro e, por pelo menos um instante, pensar no todo, em todas as pessoas como um só? É, meu Deus, acho que a resposta é nunca.

Danii-chan detesta ano de eleições.