segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições

Até hoje o Brasil não me conquistou. Quanto mais o vejo e conheço, menos gosto. Da população, ao menos.
O Brasil é um local onde a democracia é imposta, forjada, pois as pessoas tem o livre arbítrio para escolher em quem votarão, porém, são obrigadas a votar, sujeitas a perder seus direitos e serem levadas à tribunal caso não compareçam e não justifiquem sua falta às urnas. Há países em que o voto não é obrigatório e, mesmo assim, a grande maioria dos eleitores votam pelo simples ato da cidadania. Eu sei que no Brasil isso não funcionaria, que as mentes ainda são muito imaturas e levam em conta apenas o cômodo, o agradável, o mais fácil e, com certeza, uma porcentagem muito pequena de eleitores realmente votariam,  e isso faz com que o Brasil caia mais ainda no meu conceito.
Os candidatos, por sua vez, além de hipócritas, com suas promessas de soluções milagrosas e que só faltam dizer que distribuirão dinheiro nas esquinas, são contraditórios. As campanhas geralmente prometem melhorias nas cidades, serviços mais eficientes, cidades mais limpas, etc. Porém, enquanto os candidatos falam e falam na televisão, nas ruas acontece totalmente o contrário. Ora, como pode uma pessoa prometer uma cidade mais limpa, se nas ruas há seu rosto estampado em cartazes e santinhos espalhados por todo o canto, poluindo tanto visualmente quanto ambientalmente?
Não adianta prometerem que, futuramente, farão grandes mudanças e beneficiarão a todos se, na hora de dar o exemplo e mostrar na prática o que está fazendo agora, age de forma totalmente errada e contraditória. Pois se ainda os partidos reunissem um mutirão e, após as eleições, limpassem toda a sujeira que eles mesmos fizeram na cidade, mas nem para isso são capazes. O grande problema é que não são apenas alguns candidatos que assim o fazem, mas todos!
Quando é que essa sociedade vai tomar consciência daquilo que faz? Quando é que vão parar de pensar em benefício próprio e dinheiro e, por pelo menos um instante, pensar no todo, em todas as pessoas como um só? É, meu Deus, acho que a resposta é nunca.

Danii-chan detesta ano de eleições.

4 comentários:

  1. Danii-Chan!!

    Pois ée,.. o Brasil está cada vez pior.. Eu nunca tive interesse por politica, só quando eu era criança, eu gostava de juntar os papéis e desenhar nas caras dos candidatos.
    Mas sério,.. esse ano foi o pior de todos, pq dessa vez eu tive que votar pela primeira vez..Na verdade eu fui reclamando até lá.

    Eu fico pensando se eu estou errado por não dar a mínima para politica, por achar tudo uma palhaçada. Mas agora eu percebi que existe gente pior q eu..

    Quem é q vota no tiririca?!"

    Pessoal não anda levando as coisas a sério mesmo =/

    ResponderExcluir
  2. É, literalmente não estão levando a sério...
    Teve gente que disse que votou no Tiririca porque ele faz as pessoas RIREM! >.<
    E no final, quem vai rir é ele... da nossa cara!

    Eu também não ligo muito pra política, mas esse ano eu estou mais consciente e ciente das coisas que estão acontecendo. ;p

    ResponderExcluir
  3. Vivemos esperando por dias dias melhores (8)

    Faço daas tuas palavras as minhas ;)
    Penso da mesma forma!

    ResponderExcluir
  4. Atrasada nos comentários sobre as eleições, eu sei. Estava aqui à procura de blogs com conteúdo (sabes aqueles com textos, e não cheio de fotos com duas ou três palavras), e encontrei o teu. Muito bom por sinal, estou lendo todos os posts. ;)
    Quanto ao referido texto publicado em que estou comentando:
    Tenho vinte anos, e consegui me "safar" da votação até esse ano. Reclamei muito, xinguei muito, mas fui. Inclusive, havia prometido votar nulo em todos os cargos, porém abri uma exceção para a presidência. Votei na Marina, por ter acreditado que esta salvaria o Brasil e consertaria algumas coisas. Primeira propaganda eleitoral de conteúdo bom foi a dela. Ela estava com o projeto que mais me interessou, o plebiscito sobre o aborto. Ela foi a primeira a dar prioridade à educação e à saúde, os outros todos estavam mais interessados em dar comida às pessoas menos favorecidas, e depois enrolá-las. Infelizmente o povo não a viu como uma resposta aos nossos problemas, foi preconceituoso com seu partido (PV), preferindo assim votar no que era conhecido. Algo realmente triste, visto que serão quatro anos de arrependimento.
    Isso me desanimou ainda mais na questão da política, reforçando a idéia que já tinha, de que o voto DEVERIA ser facultativo para quem assim quisesse. Porque afinal, o que temos de resultados? Milhares de pessoas votando no Tiririca, e arruinando ainda mais a reputação do Brasil perante o restante do mundo. E o pior de tudo isso? A poluição, já que nenhum dos cartazes colados nos lugares foram removidos. Aqui no Centro de PoA vejo muitos ainda. E todos aqueles "santinhos"? Poluição visual e do meio-ambiente, que já está bem agredido pelo homem.

    Sim, concordo contigo. E também detesto ano de eleições.

    =**

    ResponderExcluir

E tu, qual a tua opinião? Diga-me! =D