domingo, 16 de agosto de 2009

Ano 3025

-Memórias de uma garota que viu o mundo ser destruído-



Outubro, 3025. Carta encontrada:



Nasci em 1994. Para você pode parecer muito tempo, mas para mim, não chega nem perto disso.
Se você está lendo esta carta, significa que já se passaram muitos anos e, provavelmente já estou morta.
No início, logo que nasci, o mundo já estava sendo destruído aos poucos mas, para mim, estava perfeito. Ainda haviam árvores por todos os lados e, prédios não eram algo que se encontravam em qualquer esquina. Crianças jogavam bola nas ruas ou em campinhos que existiam em vários lugares. Haviam lagoas de água cristalina e, as ruas eram repletas de crianças brincando.
Mas tudo isso não passava de um sonho comprido, daqueles que dura uma "eternidade" e, quando acordamos, achamos que aquilo tudo demorou muito pouco e, que se pudéssemos voltar no tempo, faríamos durar mais. Pois é, esse lindo sonho se acabou. E o que fizemos? Nada. Nós não aproveitamos o suficiente. Mas o problema é que isso não foi um sonho e, não podemos voltar a dormir e tentar voltar a sonhá-lo. O tempo não volta. Não volta hoje e não vai voltar mais.
Todas aquelas belas paisagens encontradas pela cidade, foram sumindo. Os campinhos onde os muleques jogavam bola, se tornaram indústrias. Aquelas belas lagoas onde a água era cristalina, viraram grandes baldes de lixo, onde a gente despeja tudo o que não nos serve mais. As ruas onde antes eram cheias de crianças brincando, se tornaram solitárias. As crianças trocaram a bola de futebol por um video-game que simula um campeonato, trocaram as bicicletas por computadores sofisticados e as bonecas por celulares de última geração.
Estou dizendo isso, caro amigo, para que você veja que nem sempre as coisas foram do geito que está agora. Antes as pessoas não tinham condições de ir à praia no verão mas, faziam a sua própria praia. Depois de um tempo (e acredito que no ano que está hoje, deve ser assim também), quem não ia à praia, ficava praticamente sozinho nas cidades, quase não havia ninguém e, se ficasse sem praia e sem internet então, era mau-humor o verão inteiro.
Sinto muita falta daquele tempo, onde as pessoas eram todas mais unidas, se visitavam mais, conversavam mais, se viam mais. Sento falta dos tempos de piscinas, de banhos de mangueira e das vezes que colocávamos uma lona na lomba do pátio com água e sabão e escorregávamos. Mas a água foi ficando escassa e, durante os períodos de verão, muitas vezes faltava água nas torneiras, pois a prefeitura (ou sei lá quem ue cuidava desse tipo de coisa) cortava a água das casas para poupar, pois muitas vezes não chovia o suficiente. Imagino que, no ano que está agora, não existem mais piscinas e, a água deve ser pouca até para beber, pois no tempo em que vivi, todos só falavam no tal do "Aquecimento Global" e a falta de água que estávamos prestes a presenciar. Diziam que precisávamos cuidar das florestas e do meio-ambiente mas, quanto mais avisavam, mais destruído ficava o mundo. Desmatamento, poluição e tudo mais que exista de ruim. Vários animais entraram em extinção e vários foram extintos. Cada vez mais a humanidade se apoderava do mundo e cada vez mais matava a si mesma. Será que ninguém percebe (ou percebeu) que sem as árvores, a água, as frutas, e novamente a água e todo o mundo natural, nós não somos nada?? É o mesmo que começarmos a jogar toda a comida que temos em casa fora, sem nem mesmo pensar se aquilo ali não vai nos fazer falta. É suicídio.
Antes as estações eram bem definidas. Verão era quente, inverno frio e nada fugia dos padrões. Mas conforme o passar do tempo, a poluição foi destruindo tudo e, muitas vezes inverno era quente e verão frio. Tinha vezes em que parecia que cada dia era uma estação diferente: um dia fazia calor de mais de 30° e, no outro, frio de 5°.
Não sei como o mundo está sendo agora, mas espero que o mundo que você esteja vivendo, não seja como eram as previsões. Eu realmente espero que o ser humano tenho aberto os olhos e enchergado o mundo à sua volta ainda em tempo de consertá-lo e, quem sabe um dia você, seus filhos ou seus netos tenham uma vida, ou ao menos uma infância com o mundo igual ao de antigamente. Limpo e bonito. Porque a beleza não está em grandes mansões e shoppings de lojas caras, mas sim nos pássaros em meio às árvores e, uma bela noite estrelada. Torço, de verdade, para que você um dia saiba o que estou falando, não na teoria, mas sim na prática. Só assim verá o quanto estou certa.
Obrigada pela atenção.

'Quem sabe um dia parem de olhar para baixo e olhem para frente, só assim deixarão de ver os próprios pés para abrir os olhos para o mundo.'


Danii-chan está feliz por estar de volta à ativa.
Até o próximo post (que espero que seja em breve).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E tu, qual a tua opinião? Diga-me! =D