domingo, 2 de agosto de 2009

Educação: muito admirada e,por poucos praticada!

Todo mundo diz: "educação vem de casa!" Outros se recusam e dizem: "se vão pra escola é pra terem educação, se não são educados é falha da escola!". Discordo com o segundo e concordo com o primeiro: educação vem de casa. Mas sempre? Já vi casos de pessoas que, sim, recebem uma boa educação e simplesmente fazem com que ela entre por um ouvido e saie pelo outro.
Tipo, a educação vem de cada um, a mente evolui diferente em cada pessoa. Os mais espertos, arquivam as informações dadas pelos pais desde pequenos e, assim, adquirem também uma boa educação. Outros, com senso de liberdade, deixam se perder todas essas informações um tanto valiosas e, sentem como se fossem donos de sua vida, do seu nariz e, sentem como uma ameaça, a preocupação e a experiência que seus pais querem passar.
Eu estudo de manhã, com o pessoal de sétima à 3° ano do ensino médio, um pessoal mais calmo, não corre durante o recreio e não faz guerrinhas que acabam afetando todos em volta e, quando eu tenho que ir à tarde na escola (pra ed.Física, ou pra fazer trabalho) e tenho a infelicidade de ter que passar pelo "recreio da morte" (desacostumei desse tipo de coisa T_T), sempre tem aquelas pequenas pessoas que vem correndo e esbarram em ti, te fazendo quase cair. Eu sofro disso e, parece que eles não ligam e, se puderem, esbarram em ti até tu cair e, depois que tu cair eles te pisoteiam até a morte! (tá, exagerei um pouco...). O que isso tem a ver com educação? Pois bem, uma vez eu estava no meio desses "diabinhos da Tazmania" e, um deles esbarrou em mim e, ao invés de seguir o caminho sem ligar para que tinha acertado (no caso, eu ), ele olhou pra trás e gritou um: "desculpa!". Fiquei chocada. Isso nunca tinha acontecido. Nem comigo, nem com ninguém que tivesse passado por essa situação. Gritei um: "Foi nada!" e fui embora. Tu pode achar idiotice, dar valor à algo tão pequeno, mas eu fui embora feliz naquele dia. "Pô, existe alguém que se importa aí dentro.", pensei. É nessas horas que se vê quem realmente proveitou as sábias palavras da mãe ou do pai, ou de quem quer qu seja que tenha tentado dar alguma educação àquele pedaço de pessoa.
Tem também aquelas pessoas que não tiveram um pai e uma mãe presentes, ou que simplesmente não tiveram um pai ou uma mãe, ou alguém que lhes ensinasse o que é e o que não é educado e, mesmo assim, são pessoas educadíssimas, as quais dá gosto de estar por perto. Mesmo não tendo quem lhes dissessem o que fazer, eles evoluíram por si só e, mostraram que sim, pode-se ter bons modos sem que os pais tenham interferência nisso.
Essas e outras coisas é que me fazem crer que, se é o que se quer ser, não importa o que te dizem. Se uma pessoa quer ser o centro do universo e ter instintos de liberdade, sentindo que é o dono do seu nariz, não há quem o faça mudar de ideia e, alguém que realmente sabe o seu lugar e quer ser alguém na vida, com certeza conseguirá. Sua mente é o seu mestre.
Pelo menos é o que eu acho... ^^

Danii-chan está cansada dos "recreios da morte".

Obrigada e até o próximo post. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E tu, qual a tua opinião? Diga-me! =D